sábado, 7 de junho de 2008

Genômica

Bão!
To doido pra ir ver a exposição de genômica lá no Ibirapuera. Tão aí alguns livros que citam curiosidades e aspectos genômicos da natureza e também de nossa espécie... todos valem a pena serem lidosm (claro, senão não os citaria aqui... ¢¬¬)

+++Revolução Genômica. Pavilhão Armando de Arruda Pereira (antiga sede do Prodam). Av. Pedro Álvares Cabral, s/n.º, portão 10, Parque do Ibirapuera. 2.ª a 6.ª, 9 h às 19 h; sáb. e dom., 10 h às 19 h. R$ 15. Até 13/7.




Dawkings - Gene Egoísta
Matt Ridley - o que nos faz humanos
As sete filhas e Eva (?)
Lehninger - livro de bioquímica (exceleeeente :P)


Bom, esses são basicamente os livros que eu tenho na cabeça... o melhor, e que fala bem de genes e populações é o das 7 filhas...


***As sete filhas de Eva foram baptizadas e as suas rotas migratórias são conhecidas:


  • Helena - O clã com maior número de descendentes na Europa. Há 12000 anos atrás migraram da zona dos Pirineus para norte. Os membros deste grupo estão actualmente dispersos por toda a Europa.
  • Jasmine - Há 10000 anos ainda viviam na actual Siria. São apontados como os prováveis implantadores da agricultura na Europa.
  • Katrine - Há 15000 anos viviam na região de Veneza. A maior parte dos descendentes ainda está na zona dos Alpes.
  • Tara - Há 17000 anos estavam no norte de Itália. No final da idade do gelo deslocaram-se para França e para a Irlanda.
  • Ursula - Viveu há 45 000 anos na Grécia e o clã migrou para norte.
  • Valda - Há 17 000 anos este clã encontrava-se na península ibérica. Após a idade do gelo migraram para a escandinávia, mais concretamente para a zona da lapónia.
  • Xenia - Encontrava-se no Caúcaso e no mar Negro há 25 000 anos. Mais tarde migrou para toda a Europa, Ásia e América. É uma linhagem rara na Europa e surge em nativos norte-americanos das tribos Sioux e Ojibwa.
SP, aí vamos nós! :)

Nenhum comentário: